08-04-2012 Casa Abrigo Bico do Pássaro - Outeiro Alvo - Peneda, PNPG

Rota percorrida na Serra da Peneda, saímos da Casa de Abrigo do Bico do Pássaro, rapidamente atingimos a linha de cumeada rumo ao Outeiro Alvo passando ao lado do Coto do Corno, a partir daí estava bem mariolado o caminho, antes da subida a eito para o Outeiro ainda passamos num prado. Já no Outeiro Alvo foi hora de ligar o fogão que a reserva já ia acesa, dali continuamos à mesma na linha de cumeada até um pouco antes de interceptar o Trilho da Peneda na zona do Vidoal, depois é só seguir pelo Trilho da Peneda por belo caminho lajeado até encontrar a estrada, onde tem a placa de informação do trilho. De seguida num curto espaço atravessamos a estrada e o Rio Tieiras 2 vezes, seguindo sempre pelo caminho lajeado com as marcações da GR até encontrar novamente a estrada, onde após cruzá-la, saímos por um trilho meio disfarçado à nossa esquerda que nos leva áté à Portela do Lagarto, onde atravessamos a estrada pela última vez. Já por diversas vezes ao conduzir por aquelas bandas me tinha apercebido do caminho lajeado que passa na Peneda e em Lamas de Mouro, mas nunca o tínhamos feito, apesar de estar próximo da estrada foi muito agradável caminhar por ali, quer seja junto ao rio ou nos bosques. Descrição básica- altitudo min:749m máx:1314m(Outeiro Alvo),16,3km de distância, circular. info obtida aqui

vista para o lado da Bouça dos Homens
Xarah

Outeiro Alvo à vista

Outeiro Alvo (1314m)

Nós por lá

a Peneda é muito rica em formas graníticas estranhas

aqui perto "apanhamos" o Trilho da Peneda
Xarah
Bouça dos Homens
Trilho da Peneda
mariola gigante

aqui cruzámo-nos com uma senhora com ,no mínimo, uns 90 anos que nos perguntou se tínhamos visto gado, dissemos que estavam umas vacas na zona do Outeiro Alvo virado para a Bouça dos Homens, após uns belos minutos de conversa e lá foi ela sozinha Serra acima.
Garranos
jovem Poldro

placa informativa do Trilho da Peneda

Rio Tieiras

caminho lajeado junto ao rio

presentemente serve de abrigo ao gado

desta perspectiva parece mesmo um rosto humano!!
casa de abrigo bico do pássaro