25-09-2012 Col du Somport - Col des Moines - Col de Peyreget - Midi d`Ossau - Refuge de Pombie, HRP, Parc National Pyrenees, França

Saímos do Albergue Aysa(1631m) por volta das 8, um pouco de asfalto até chegar a chegar a um conjunto de feios edifícios que é Astun(Espanha), zona de ski, passamos o Barranco de Escalar e subimos sempre junto ao ribeiro até ao Lago de Escalar(2086m), o qual contornamos pelo lado Sul em direcção ao Col des Moines(2168m), zona de fronteira França/Espanha, a partir daqui iríamos ter o Pic Midi d`Ossau(2884m) no campo de visão, passamos acima do Lac du Plaa de las Basques num trilho evidente até uma bifurcação, para N o trilho vai para o Lacs d`Ayous e para E para o Lac Casterau, o qual contornamos pelo lado direito, lado Sul, belas vistas para o Midi d`Ossau neste lago. Passado o lago começamos a descer para a Cabana Cap de Pount(1600m), segue-se uma bela subida, primeiramente passamos próximo da Cabana de Peyreget e pelo lado Sul do Lac Peyreget onde imperavam as ,agora gordas, marmotas. Um pouco de escombreira até ao Col de Peyreget(2315m) e ficámos novamente estúpidos com tamanha beleza quando lá chegamos, à nossa esquerda o Midi d`Ossau, à direita o Pic Peyreget, à frente o Val d`Arrious e cumes circundantes e em baixo o Refúgio de Pombie(2035m) a cerca de meia-hora. Chegamos ao refugio pouco depois da hora de almoço antes que começasse a chover, óptimo! Foi mais uma noite de muita chuva e de manhã neve..Alguns registos do dia, Bastantes do Midi d`Ossau
 vista do Col du Somport para Sul

Cabana de Cap de Pount

Ossau à esquerda e Col de Peyreget à direita
 Cabana de Peyreget

só no Ossau quase que enchia o cartão

Ossau e Col de Peyreget
 marmotas

antes de hibernarem chegam a ter 8kg
 Lac Peyreget

Col de Peyreget

nós por lá
 Val d`Arrious no centro da fotografia

Ossau
 refugio de Pombie, um dos com melhores vistas, digo eu