04-10-2012 Refuge des Oulettes de Gaube - Col des Mulets - Col de Arratille - Refuge Wallon - Pont `d Espagne, Parc National Pyrenees, França

Dia maluco este, com uma grande variedade de paisagens. Começou com um belo pequeno almoço de frente para o Vignemale, a comida começava a faltar na mala, era sinal que o fim das férias estava próximo. Munidos com as cartas militares tínhamos desenhado mentalmente uma rota circular que em 2 dias nos levaria de volta ao ponto de partida, neste segundo dia caminhámos por mais uma etapa da Alta Rota Pirenaica(HRP) até ao Refúgio Wallon(1865m) e descemos pelo Vale de Marcadau até Pont d`Espagne. Saímos do Refúgio des Oulettes(2151m), subimos ao Col des Mulets(2591m), meia dúzia de exclamações e contornámos o início do Vale de Ara à cota até ao Col d`Arratille(2525m) com uma pequena subida até o atingir, no colo existe um lago com o mesmo nome, viramos à direita,rumo N, começamos a descer na direcção do Lac d`Arratille(2247m), passamos este belo lago pelo lago esquerdo e novo cenário pela frente, á medida que íamos descendo dos 2200m para o refúgio Wallon ia aumentando a densidade dos bosques de pino negro, característicos de paisagens subalpinas, pouco depois passámos o rio e demos uma saltada ao Wallon, seguiu-se uma longa e suave descida pelo Vale du Marcadau passando na Pont du Cayan e no Plateau du Clot, chegámos a Pont d`Espagne ao final da tarde, na curta viagem até Cauterets demos boleia a 3 israelitas, nem sabiam onde era Portugal! Alguns registos..
 Vignemale

Refuge Wallon

amanita muscaria

Pont d`Espagne
o gato catita do hotel edelweiss em Cauterets