21-10-2012 Lagoa do Marinho - Borrageiro - Porta-Ruivas - Porto da Laje - Fafião, Serra do Gerês, PNPG

Dia de regressar a Fafião, saímos do abrigo já o Sol tinha saído detrás das encostas à muito, rapidamente se chega ao estradão o qual percorremos por escassos metros, quando o estradão começa a curvar para Oeste seguimos para Norte rumo ao evidente Borrageiro(1350m), a subida ao pico é fácil, o desvio do trilho é curto e as vistas compensam, continuamos para Norte pelo lado direito da corga das Mestras até que as mariolas nos levam a atravessar o ribeiro, de seguida caminhamos para Oeste, encontramos novamente mariolas grandes que nos levam a contornar a corga de Valongo, cerca de meio quilómetro depois seguimos para Sul rumo a Porta-Ruivas, pouco tempo depois passamos no curral com o mesmo nome e começamos a descer até encontrar o estradão, numa zona que penso que se chame de Sobreiral, 15/20min. no estradão e passamos na Albufeira do Porto da Laje, depois é só seguir o trilho da vezeira e os seus 3km finais de estradão até Fafião onde degustamos um doce de abóbora, que bom! Alguns registos deste segundo dia...