30-03-2013 Rota do Maciço Central, PR5 Manteigas, Parque Natural Serra da Estrela

Não tem sido um ano fácil para grandes caminhadas e o fim de semana da páscoa não foi diferente, à excepção deste Sábado. Deslocámo-nos ao Covão da Metade para realizar o percurso Ex-Libris mas acabámos por fazer a Rota do Maciço Central, parcialmente coincidente. Partimos do Covão da Metade(1420m), atravessamos o jovem Rio Zêzere para a margem direita, começamos a subir a subir do lado direito do dique no sentido Noroeste até ao Covão Cimeiro(1630m), local onde tem inicio o vale glaciar com o Cântaro Magro do lado esquerdo e o Cântaro Gordo à direita, continuamos a ascender para Norte até próximo do Cântaro Gordo, contemplamos as vistas e passamos a Sul do mesmo, a partir daqui já contávamos com a companhia de um simpático casal espanhol que nos acompanhou até ao fim do trilho já próximo da hora de jantar. Continuamos para Oeste até atingir o topo do Covão Cimeiro(1870m), mudamos a trajectória, passamos nas Chancas e antes de descer para a Lagoa do Peixão aproveitámos o facto de estarmos a 500m e demos uma saltada ao Cume(1850m), que é parte de uma das derivações desta rota até à Nave da Mestra, aproximamo-nos do Fragão do Poio dos Cães e a descida até à Lagoa do Peixão teve quer ser improvisada, percorrer o trilho marcado parecia perigoso, descida esta que nos ocupou algum tempo, almoçámos na Lagoa do Peixão(1675m), continuamos para Este contornando a lagoa  pela direita e entramos no Vale da Candieira, esta parte requer uma certa atenção, como está assinalado no panfleto do trilho, o cenário nesta descida até atingir a base do vale é realmente bonito, continuamos próximo do Ribeiro da Candieira, atravessamos para a margem esquerda na ponte bolota e minutos depois chegamos a uns currais, supostamente era aí próximo que íamos passar novamente o ribeiro e começar a subir, esta deve ser a opção no Verão, tivemos que voltar à ponte bolota(1425m) e investir por aquele giestal até reencontrar as marcas do trilho e rumar a Sul. Contornamos duas encostas já com vista para o Vale glaciar do Zêzere e minutos depois regressávamos ao Covão da Metade. Em geral o trilho é espetacular, belos cenário, bem marcado e contou com um tempo e companhia impecáveis. Total de 13,5km. Vamos aos registos

print do g.e.

Cume

nós por lá

improviso

deduzo que este seja o Fragão