24-05-2013 Cortijo de Sevilla - Trevenque - Casa florestal de Rosales, Cumbres Verdes, Parque Nacional Sierra Nevada, Espanha

Para terminar esta semana por Granada subimos ao Trevenque, também conhecido como "King", graças à sua posição privilegiada e a uma espetacular vista 360 que num dia limpo abrange várias montanhas para além da Serra Nevada(parte Oeste), já agora uma nota para Cumbres Verdes, logo para começar gostámos do nome e foi o melhor sítio onde dormimos, localidade pacata e com vista para Granada. 
Partimos do parque de estacionamento(1300m) próximo do Cortijo de Sevilla, a Sul de Cumbres Verdes, numa primeira bifurcação tomamos o caminho da esquerda, subimos e contornamos a encosta a Este, pouco depois passamos num painel informativo sobre as diferentes camadas geológicas seguido de outro sobre os arenales del Trevenque já com o pico Trevenque à nossa frente, com 2083m destaca-se na paisagem, a forma e a perspectiva deste pico fez-nos logo lembrar o Midi d`Ossau nos Pirinéus. Nesta fase deixamos o trilho marcado e seguimos por um estradão à esquerda do painel até bem próximo do Trevenque, muita gravilha e terreno arenoso marcam a ascensão. 
Já no pico as vistas são amplas e desafogadas, após a contemplação procurámos o melhor sítio para descer, mas não me pareceu ver nenhuma descida fácil, devagarinho e muitas vezes com os 4 membros agarrados à rocha descemos sem problema. De seguida começamos o caminho de regresso, passamos num pequeno vale desértico e num pinhal onde almoçámos ao lado da única fonte existente em todo o percurso.
Saímos do pinhal e entramos num estradão, minutos depois passamos na casa florestal de Rosales onde o cenário é completamente diferente e começamos uma longa descida, do nosso lado esquerdo aparece o enorme vale do Rio Dilar, a meio da descida vimos um javali a uns bons 50m de distância, de repente sai uma boa dezena de javalis de trás de uns arbustos e fugiram como se não houvesse amanhã.
Já no trilho a meia encosta, nova dose de adrenalina, várias avalanches de pedra em várias corgas tinham um aspecto manhoso ao longe, quanto mais não seja imaginamos sempre como seria escorregar ali, uma queda seria longa. Passadas essas corgas restava-nos apenas algumas pequenas subidas até regressar ao Cortijo de Sevilla. Terminada a caminhada voltámos a Cumbres Verdes para assistir ao pôr-do-sol. 
Trilho circular, 16km de distância, de grau moderado, altitude min: 1284m e máx: 2083m, toda a info aqui.   
belo sítio 
para o pequeno almoço
vinham à caça do cheiro das torradas
cortijo de sevilla
aqui seguimos pelo caminho da esquerda


explicação sobre as diferentes camadas geológicas




Trevenque ao fundo
Trevenque

Trevenque




panorama
360 Trevenque
Veleta escondido entre as nuvens




descida manhosa





outra perspectiva do Trevenque
deserto
a dita fonte
casa florestal de Rosales


javali

Vale do Rio Dilar












Cortijo del hervidero com o trevenque ao fundo

Sem comentários:

Enviar um comentário