23-09-2013 Cabane de Susanfe - Col de Susanfe - Haute Cime - Auberge de Salanfe, Tour des Dents du Midi, Suiça

ETAPA 2

Partimos da cabana em direcção ao colo de Susanfe(2500m), a subida até ao colo faz-se pelo interior do vale e demora uma hora, lá chegados ficamos com o Lac de Salanfe à nossa frente, Dents du Midi à esquerda , Luisin e o Tour Sallière à direita. O colo oferece uma paisagem lunar e desértica, no horizonte marcam posição os Alpes Valasianos.
É neste colo que parte o trilho de acesso ao Haute Cime(3257m), o trilho em si não apresenta nenhuma dificuldade técnica mas devido à natureza do percurso, sempre cascalho e por vezes com forte declive, pode tornar-se manhoso. 
Demorei umas boas duas horas a subir, a partir dos 3100m tinha neve e a coisa ia correndo mal graças à minha teimosia em continuar a caminhar com umas botas que já as devia ter pendurado há algum tempo e à minha moleza em comprar outras, serviu-me de lição. A partir dos 3000m numa zona de um pequeno colo ergue-se nas nossas costas o maciço do Monte Branco que vai ganhando dimensão à medida que vamos subindo, também é impossível não reparar no Grand Combin mais à esquerda. 
Depois de andar ali atrapalhado durante uns 15/20min. mesmo na parte final lá consegui chegar ao cume, estava tão preocupado com a parte inicial da descida que não estive lá mais do que 10minutos e nem usufrui bem bem da coisa.
Desci então cuidadosamente pelo mesmo caminho e quando cheguei ao pequeno colo respirei de alívio, restava perder 500m de desnível de regresso ao colo. No colo continuamos na direcção do lago, passamos num pequeno abrigo nas proximidades do colo e descemos até ao lago, na base do vale contornamos o lago pela esquerda, pouco depois chegámos ao albergue de Salanfe onde terminámos o dia com 11km.
 Depois de 2 dias em que fizemos uns modestos 20km restavam agora outros 2 para fazer os 40km restantes, com desníveis bem mais pacíficos.
À noite no exterior do albergue ouviam-se conversas em português, 70% da equipa que está a fazer manutenção na barragem de Salanfe são tugas assim como o cozinho do albergue, espero que a Suiça tenha ainda vaga para mais 2 tugas...
Vamos aos registos

Cabane de Susanfe

Haute Cime à esquerda e L`Église à direita



Dent de Bonavau
colo de Susanfe
360 colo de Susanfe
nós por lá
subida para o Haute Cime
Tour Sallière


Lac de Salanfe

Mont Ruan


Monte Branco começa a espreitar do lado direito do Tour Sallière
Dents du Midi


Monte Branco
maciço Monte Branco


zona do pequeno colo

Dents du Midi

panorama

pequeno colo
bota cascalho
Monte Branco à direita

Champery 2300m abaixo


360 Haute Cime

Portas do Sol

Grand Combin


Dents du Midi







de regresso ao colo


abrigo ao pé do colo



Dents du Midi





Salanfe





albergue de Salanfe
informação à bruta
vista do albergue para os Dents

Tour Sallière

1 comentário: