24-09-2013 Albergue de Salanfe - Col du Jorat - Mex - Albergue de Chindonne, Tour des Dents du Midi, Suiça

ETAPA 3

Partimos do albergue de Salanfe(1925m) rumo ao Col du Jorat(2210m) situado entre o Dent du Salantin e Vierge des Gagneries, o lago e o Circo de Salanfe vão ficando para trás enquanto subimos tranquilamente até ao colo. No colo iniciamos uma longa descida pelo interior do vale até Mex(1118m) onde chegámos por volta da hora de almoço, infelizmente para nós não havia nenhum sítio para abastecer mantimentos e o único tipo café estava fechado, Mex fica marcado pela sua espectacular localização.
Continuamos a contornar a encosta à saída de Mex e embrenhamo-nos nas florestas de Orgières e de Seintanère durante 4kms, em algumas partes o terreno é escorregadio mas o trilho apesar de ter, em parte, correntes não apresenta nenhuma parte exposta, mais à frente passamos por duas pontes e chegamos a La Sachia(1050m) onde existe uma opção que torna o trilho bem mais curto, especialmente aconselhado para os dias de muita chuva como frisa o painel informativo, como não era o caso optámos pela variante mais longa, passamos no ribeiro que deve ser o problema com muita chuva e entramos numa zona de pastagem (Fahy 1269m), por aqui reinava a tranquilidade, hora da sesta do gado.
Atravessada essa zona continuamos a subir serpenteando a encosta, primeiro dentro de um bosque e numa fase final já com vistas desafogadas próximo do Chalet à Bagnes(1531m), aqui tivemos que fazer um pequeno desvio do trilho porque estavam umas quantas vacas a ocupá-lo, deste ponto começamos a ter no nosso campo de visão os Les Diablerets e o Dent de Morcles. 
Continuando na mesma direcção passamos no centro desportivo Les Jeurs(1560m) e 15minutos depois, já na direcção Oeste, chegávamos ao Albergue de Chindonne(1604m) por volta das 17h com um total de 19km. O jantar foi o belo do steak de vaca acompanhado de uma espécie de puré com batata frita e bacon e um prato com verduras que nos soube pela vida.
Vamos aos rgistos
Bom dia

Dents du Midi
Tour Sallière , lac de Salanfe e Dents du Midi







nós por lá

em direcção ao Col du Jorat
Grand Combin

Col du Jorat

360 Col du Jorat

Mex ao fundo na outra encosta
cabredo


Grand Combin
panorama Col du Jorat


marmota, que gorda!









entrada em Mex

Mex
Mex
Mex

informação sobre todos os picos no campo de visão

Grand Combin








que moleza!






Les Diablerets

Dents du Midi
vacas no trilho



Les Jeurs

albergue de Chindonne

Chindonne
Les Diablerets
Dent de Morcles

1 comentário: