07-12-2013 Tieiras - Calçada do Peito - Agueira - Cotos de Atalhos - Lamas de Mouro - Portela do Lagarto, Serra da Peneda, PNPG

Texto e fotografias: Xavier

Nova deslocação à Serra da Peneda para fazer a ligação entre Tieiras e Lamas de Mouro, o fumo das queimadas abundava em todo o lado e no miradouro da Fraga das Pastorinhas ainda chegámos a equacionar outras opções para caminhar mas acabámos por ter sorte e o fumo não nos incomodou, exceptuando a fase final do dia entre o parque de campismo e Tieiras.
Partimos de Tieiras e subimos pela Calçada do Peito, passamos na Agueira e fazemos uma visita rápida ao marco do Lagarto, continuamos para Norte passando por vários pequenos bosques de carvalho, vidoeiro e pinheiro silvestre, confesso que fiquei surpreso de ver aquela zona tão arborizada.
Seguindo mariolas e sempre rumo a Norte passamos um pouco mais à frente pela GR que sobe nas traseiras do parque de campismo de Lamas e continuámos até ao fim da montanha, já depois de termos passado ao lado de Lamas de Mouro descemos para a base do vale algures entre os Cotos dos Atalhos e o Solar dos Mouros e continuámos para Sul, passamos próximo de Lamas e no PR trilho interpretativo de Lamas de Mouro até chegar à porta do PNPG, no regresso a Tieiras seguimos pela GR sempre próximo do Rio Mouro, passamos na Casa de Abrigo Bico do Pássaro e na Portela do Lagarto num total de 15km.
Alguns registos
percurso efectuado

Calçada do Peito






Lagarto


Xarah





















GR











Lamas de Mouro




fezes de lobo, só as vimos na base do vale, porque será? estranho os lobos terem que descer às aldeias para procurar alimento...será que tem alguma coisa a ver com o facto de os caçadores matarem tudo o que mexe na serra? se calhar tem...




Porta PNPG

casa abrigo Bico do Pássaro


Sem comentários:

Enviar um comentário