09-11-2013 Trilho Sobreiral da Ermida do Gerês PR14, PT1 - Curral do Pinhô, Serra do Gerês, PNPG

Texto e fotografias: Xavier

Para este fim de semana tínhamos equacionado algo a começar na Portela de Leonte. terminar no Pinhô e no dia seguinte regressar a Leonte por outro caminho, quando chegámos a Covide pela manhã de Sábado as partes mais altas da Serra estavam cobertas e optámos por escolher outra rota que nos levasse à mesma ao Pinhô, ainda não tínhamos feito esta rota marcada na íntegra e pareceu-nos bem percorrê-lo.
Com a murrinha a acompanhar-nos partimos da Ermida e começamos a ganhar altitude entre pinhais sempre por estradão, a certa altura estende-se do nosso lado direito o Vale do Rio Arado, um pouco mais à frente chegamos ao estradão que seguimos até à Tribela e aqui já chovia certinho, para além de várias fontes passa na ponte sobre o Rio Arado próxima do miradouro da Cascata, na Malhadoura e no Curral dos Portos, no cruzamento da Tribela abandonamos o percurso marcado PR14 e saímos à esquerda, passamos na Ponte de Servas e 15minutos depois chegávamos ao Pinhô por volta da hora de almoço, mas antes de atestar a barriga tratámos de atestar o abrigo de lenha para passar um dia agradável por ali.
Quanto ao resto do dia, quem sabe como estes convívios são, ainda por cima com boa companhia, são sempre horas bem passadas.
Aqui fica alguma informação do Trilho do Sobreiral da Ermida , do qual fizemos um pouco menos de metade neste Sábado.
Trilho circular, bem marcado (inaugurado recentemente), de carácter paisagístico e ambiental, distância total de 13,3km, grau de dificuldade moderado, cota mínima: 260m e máx: 800m e uma duração total de aproximadamente 5horas
Vamos aos registos deste dia molhado

miradouro da Ermida
placa de início ao lado do miradouro

Ermida







Xarah








ponte Rio Arado





Outono!





Ponte de Servas

Pinhô
salamandra



Sem comentários:

Enviar um comentário