09-11-2013 Villars sur Ollon - Bretaye, Vaud, Suiça

Texto e fotografias: Tixa

Neste Sábado fomos até Villars-Sur-Ollon(1253m), passámos no posto de turismo, recolhemos informações sobre trilhos e definimos por onde iríamos caminhar.
Partimos de um parque de estacionamento à saída de Villars, próximo de um campo de ténis, a Este da aldeia, seguimos pelo interior da floresta sempre a ganhar altitude e passando algumas vezes a linha do comboio, que pára no mesmo sitio do nosso destino, o Col de Bretaye(1806m). 
Pouco depois de começarmos a subir começou a nevar, mas parou logo de seguida. Passamos o Col de Soud(1525m), com uma vista fantástica para o Culan(2788m) e para os Diablerets(3209m) que na subida não nos foi possível ver devido às nuvens baixas, vimos só no caminho de regresso. 
Passamos ao lado de um campo de golf (Plan du Four 1629m), continuamos para Norte, passamos a Maison Militar e chegamos ao Col de Bretaye(1806m), curiosamente, ao mesmo tempo que o comboio. Visitámos 3 lagos, Lac de Bretay (1780m), o qual contornamos pelo lado direito e descemos ao encontro de outros 2, o Lac Noir e outro mais pequeno que desconheço o nome. 
Aqui em cima é tudo zona de ski, é pena os Alpes Suiços estarem minados de cabos, há disto por todo o lado.
Almoçámos no Col de Bretaye e já de barriga cheia o tempo abriu, o regresso ao ponto de partida foi feito pelo mesmo caminho terminando assim este pequeno e agradável percurso.
























































Sem comentários:

Enviar um comentário