21-06-2014 Plan de la Croix - Col de Recon - Le Linleu - Col de Sevan - Lac d`Arvouin, Valais/Haute-Savoie, Suisse/France

Neste belo dia fomos caminhar para os lados de Torgon, que pertence às Portes du Soleil, numa das pontas do cantão de Valais. Estacionamos o carro no parque de Plan de la Croix(1420m) e começamos a subir a encosta rumo à fronteira no Col de Recon(1735m), daqui seguimos para Norte pela cumeada e passamos por mais 2 colos, Col de Braitaz(1830m) e o Col d`Outanne(1856m), flectimos para Oeste e passamos no Col de Sevan antes de subir ao Le Linleu(2093m).
Visto da base do vale do Rhône o Le Linleu parece um espeto, no entanto, abordado a Sul, que foi o caso, é extremamente fácil e as vistas são magníficas, Cornettes de Bise, Les Diablerets, Grand Muveran, Grand Combin, Dents du Midi, Mont Blanc só para dar alguns exemplos.
O trilho até à cruz que marca o ponto mais alto a uns humildes 2093m é realmente belo, após a merecida contemplação descemos pelo mesmo caminho até ao Col de Sevan e descemos a íngreme encosta até um estradão já bem próximo do Lac d`Arvouin(1667m) já do lado francês, demos uma volta ao lago e almoçamos tranquilamente por ali.
Repasto tratado seguimos pelo estradão até ao Col de Recon e regressamos ao local de início descendo pelo mesmo caminho por onde tínhamos subido que passa pela cabana de Recon num total de 15km.
Viver num sítio com este tipo de paisagens a escassos kms de casa é o sonho tornado realidade.