01-08-2014 Zinal - Combautaunna - Col de Tracuit - Cabane de Tracuit, Val d'Anniviers, Sierre, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier

Neste Domingo fomos para os lados de Sierre onde viramos à direita rumo ao Val d'Anniviers, mais ou menos a meio o vale divide-se em 2, para direita fica Grimentz e para a esquerda fica Zinal para onde seguimos, passamos a localidade a estacionamos o carro no último parque de estacionamento onde começamos a caminhada.
As opções, como quase sempre, são muitas, optámos por ir visitar uma das cabanas mais altas dos Alpes, a Cabana de Tracuit situa-se aos 3256m, pertence ao Clube Alpino Suiço, secção Chaussy e dista umas boas 4horas de caminhada a partir de Zinal com um desnível de 1600m.
Íamos ao encontro das belas vistas que se tem a partir da cabana de alguns 4000, nomeadamente do Bishorn(4153m), provavelmente o mais fácil dos 4000m da Suiça, e do Weisshorn(4506m) entre outros mas o tempo não permitiu.
Saímos de Zinal(1675m) e subimos para Este a ziguezaguear montanha acima, passamos em Cottier(2108m) e um pouco mais à frente numa bifurcação saímos à direita para Sul na direcção da Roc de la Vache, de novo rumo a Este encontramos nova bifurcação onde seguimos para a esquerda, começa aqui a derradeira subida de 1h30m/2h rumo aos 3256m da cabana, mesmo antes de a atingir passamos o Col de Tracuit com ajuda de umas correntes.
Chegados ao colo um casal abordou-nos e perguntaram se a cadela tinha subida sozinha, ficaram espantados quando dissemos que sim, ainda nós estávamos a ver por onde subir já a Xarah estava à nossa espera lá em cima, a Xarah é uma cadela alpina!
Poucos metros depois chegávamos à Cabana de Tracuit(3256m), almoçámos ao lado do refúgio na esperança que o nevoeiro levantasse mas nada, nem Bishorn, nem glaciares, nem Weisshorn, nada! Não estava terrível mas naquele sítio havia muito mais para ver, a juntar a isso fazia um frio cortante aos 3200m o que fez com que não estivéssemos por ali muito tempo, o regresso foi pelo mesmo caminho e para terminar, uns 20min. antes de chegar ao carro veio a chuva e a trovoada.
A cabana de Tracuit é normalmente o ponto de partida para o Bishorn(4153m), trata-se somente de uma caminhada glaciar em que convém ir equipado para o efeito, e que muito naturalmente um dia iremos fazer.
Alguns registos
percurso efectuado
Zinal






Roc de la Vache






















Col de Tarcuit
Xarah
é tola pela neve!

a Tixa na parte das correntes


Cabane de Tracuit
Cabane de Tracuit
Cabane de Tracuit


glaciar mesmo ao lado da cabana

Cabane de Tracuit



Cabane de Tracuit
marmota
Cabane de Tracuit







eu e a Xarah





Cabane de Tracuit









e aí vinha a chuva

Sem comentários:

Enviar um comentário