28-09-2014 Arolla - Plains de Bertol - Col de Bertol, Arolla, Val d'Hérens, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier

À semelhança de caminhadas a cabanas como a do Trient, d`Orny, Grand Mountet, Tracuit esta caminhada permite-nos ter contacto com autênticos cenários alpinos, assim como o Val d'Anniviers este é um vale onde podemos caminhar durante 8/9 horas e encontrar pouca gente, neste dia passámos por 5 pessoas, nada de multidões e tem um potencial enorme, então para ski de randonnée...não é por acaso que a Cabane de Bertol é ponto de passagem da Haute-Route Chamonix-Zermatt.
Na carta topográfica o trilho desaparece um pouco antes do Col de Bertol, parte essa que decorre pelo glaciar de Bertol, sem crevasses, as linhas de desnível nesse troço tem bom aspecto ao analisar a carta. Vai daí fomos dormir para Arolla(2000m) na noite anterior.
De manhã, após tocar o despertador os beijos de bom dia da Xarah são sempre sinónimo de boa disposição para começar o dia, tomamos o pequeno-almoço e começamos a caminhar por volta das 9, mais tarde que o habitual, os dias ainda estavam compridos e dava-nos essa margem tranquila, são cerca de 4h até à Cabane de Bertol desde Arolla e 2h30m/3h para regressar ao ponto de partida.
Começamos por caminhar em direcção a Sul na direcção do colossal Mont Collon(3637m), daquela perspectiva fez-nos lembrar o Mont Blanc visto do Col de la Seigne(fronteira Itália/França), naturalmente com outra dimensão e proximidade. Seguimos pela estrada asfaltada uns bons kms até trocarmos de margem, aqui começamos a ganhar altitude suavemente, entretanto o estradão transforma-se em trilho de pé posto e começa a ziguezaguear montanha acima cada vez mais próximo do Mont Collon, passamos numa zona de antigas escavações e o trilho flecte para Este contornando o grande rochedo e voltamos a ziguezaguear, numa primeira bifurcação bifurcação seguimos para Plans de Bertol(2664m), sítio ideal para montar a tenda, mas não neste dia. Numa outra bifurcação já em Plans de Bertol seguimos para o Col(3268m) e Cabane de Bertol(3311m), 40 minutos depois a tipologia do trilho altera-se e passamos a seguir marcas azuis e brancas, rota alpina, tanto o colo como a cabana são bem visíveis antes de passarmos em Plans de Bertol e tem bom aspecto.
A hora ia avançando, começavam a aparecer partes em que a neve se encontrava gelada e isso obrigou a maior prudência, fomos subindo negociando o melhor caminho entre as pedras até entramos definitivamente na zona com neve, a certa altura ao olharmos para trás o forte declive deixou-nos em estado de alerta, uma escorregadela ali não era nada bom e aí apercebi-me da borrada que fiz em deixar os crampons em casa, as botas da Tixa, já com umas valentes centenas de kms iriam agradecer.
Antes de chegar ao colo existe uma parte rochosa como que uma ilha, que conta com várias escadas para ajudar na subida, como não estávamos muito seguros tentámos abordar o colo um pouco mais a Norte mas o caminho a certo ponto volta a empinar, aqui a prudência falou mais alto e a Tixa decidiu ficar por ali enquanto eu continuei lentamente para o Col de Bertol(3258m), enquanto eu era cuidadoso em cada passo a Xarah gozava comigo, para trás e para frente, subia e descia com uma facilidade incrível. Contorno a tal parte rochosa e pouco depois passo ao lado das escadas para a Cabane de Bertol(3311m), gostava de ter subido mas como estava com a Xarah não pude, ela é destemida mas subir estas escadas para ela é impossível, são cerca de 40/45m divididos em duas escadas. 5 minutos depois dobrava o Col de Bertol(3270m) e chegava ao ponto alto da caminhada, a vista é algo de memorável, um cenário completamente diferente do vale por onde tinha subido, à minha frente tenho o Plateau do Mont Miné que se junta com o glaciar de Ferpecle e a ponta do pico Matterhorn lá ao longe, um pouco mais à esquerda o Dent Blanche(4357m), continuando para a esquerda lá esta a Cabane de Bertol(3311m) situada em plena aresta.
Fiquei por ali algum tempo, cansei a máquina fotográfica e desci cautelosamente ao encontro da Tixa, a neve ainda estava perigosa e é a descer que devemos ter mais cuidado.
O regresso foi pelo mesmo caminho, em Plans de Bertol seguimos um outro trilho na direcção dos Bouquetins durante uns 2 minutos, parámos quando o trilho começa a descer, almoçámos ali de frente para o Mont Collon. Recompostos, voltámos a Plans de Bertol e descemos para Arolla num total de 14km, 1300m de desnível em 6/7 horas de caminhada efectiva.
Seguem-se os registos
percurso
Mont Collon
que conforto acordar onde vamos começar a caminhar

petit-déjeuner


Mont Collon

Mont Collon




Xarah




Pigne d'Arolla
Petit Mont Collon

nós por cá
Plans de Bertol
Petit Mont Collon e Pigne d'Arolla
360 Plans de Bertol

Plans de Bertol
Petit Mont Collon e Pigne d'Arolla
Pigne d'Arolla

glaciar de Bertol


Cabane de Bertol
Cabane de Bertol
o plateau e o Dent Blanche
Cabane de Bertol e Dent Blanche

ponta do Matterhorn
com zoom
Dent Blanche





360 Col de Bertol







Cabane de Bertol



Dent Blanche


chega a hora de regressar


declive jeitoso











Plans de Bertol




almoço com vista para o Mont Collon
tás com a moleza!

Plans de Bertol


Mont Collon

Sem comentários:

Enviar um comentário