19-10-2014 Schonbielhutte - Schonbiel glacier - Zmutt - Zermatt - Tasch, Valais, Suisse

Cedinho sentamo-nos nas mesas no exterior do refúgio para apreciar o início de mais um belo dia enquanto tomávamos o pequeno almoço tranquilamente, voltamos a arrumar os sacos, varremos o refúgio e deixámos tudo direitinho, tal como estava quando chegámos.
Partimos do refúgio por volta das 9h30m na direcção do glaciar com o mesmo nome do refúgio, Schonbiel, 5 minutos depois o trilho flecte para Norte contornando a encosta seguindo pela crista de uma moreia , o caminho está marcado unicamente com mariolas, entretanto chegamos a uma chã e começamos a ver a face Sul do Dent Blanche assim como o circo glaciar e os grandes pedaços de gelo prestes a tombar do glaciar Schonbiel.
Neste ponto começa a última subida ao lado do glaciar em direcção ao miradouro que é um sítio espectacular, reinava a tranquilidade e o silêncio só quebrado pelo rachar do gelo dos glaciares da zona.
No regresso voltamos a passar pelo refúgio por volta do meio-dia e a partir daqui foi sempre a descer, dos 2700m até aos 1400m de Tasch, tirando uma ou outra pequena subida. Nos primeiros 3km o caminho é o mesmo do dia anterior, na primeira bifurcação continuamos pela base do vale, alguns minutos depois o caminho tem um desvio devido à queda de pedras em várias partes do trilho, descemos na direcção do rio e voltamos a reencontrar o mesmo trilho um pouco mais à frente seguindo sempre pela margem norte do rio Zmutt, vamos perdendo altitude gradualmente, passamos em Zmutt(1936m) onde começamos a sentir o poder das massas em Zermatt, num núcleo rural com 2 dúzias de casas havia seguramente uns 10 cafés com esplanada, todos cheios, foi tipo um contraste brutal com o que tínhamos vivido nas últimas horas.
Continuando a descer entramos numa bela floresta e passamos por centenas de pessoas até chegar a Zermatt onde passámos por milhares até chegar à estação, tinham-nos dito no dia anterior no posto de turismo que esta era a época baixíssima, credo, não imagino em alta!
Para o regresso a Tasch optámos por seguir a pé, Zermatt e Tasch distam 1h30m de caminhada e o trilho decorre sem desníveis.
Acabámos a caminhada em Tasch por volta das 18h com umas boas 8 horas de caminhada neste Domingo, num memorável fim de semana.
Vamos aos registos

percurso do fim de semana