02-11-2014 Ferret - Petit Col Ferret - Bivouac Fiorio - Grand Col Ferret - La Peule, Val Ferret, Valais, Suisse

Em Novembro a neve continuava sem cair e nós continuávamos a planear os percursos a cotas superiores a 2500m, vai daí neste Domingo voltámos ao Val Ferret para conhecer o Bivouac Fiorio(2724m) situado na parte italiana do maciço do Monte Branco e passar pelos 2 colos Ferret, o grande e o pequeno.
Na nossa memória esta zona está carregada de boas recordações, a etapa do TMB neste dia foi qualquer coisa, mas desta feita esperava-nos um cenário bem diferente, o verde substitui o branco.
Partimos da localidade de Ferret(1700m), descemos ao rio, trocamos de margem e passamos duas pontes antes de um pequena subida até ao refúgio La Léchere(1850m), continuamos a subir na direcção Sudoeste e pouco depois na Combe des Fonds começou a aparecer alguma neve sem causar qualquer atraso na progressão, foi a única parte do percurso onde havia alguma neve explicada por estar numa encosta sombria onde o Sol não toca durante uma certa parte do Inverno.
Vamos ganhando altitude gradualmente e com cerca de 2h30m de caminhada passámos no Petit Col Ferret(2490m), onde saímos logo à direita assim que temos vista para o lado italiano, começamos a contornar a encosta e a entrar no vale do glaciar Pré de Bar, o qual começa a aparecer pouco depois de deixarmos de subir por breves minutos, assim como o Mont Dolent(fronteira França/Itália/Suiça), Pointe du Domino e a Aiguille de Triolet. Uma hora depois de passarmos no colo chegávamos à zona dos 2 bivouacs Fiorio(2810m), estão separados por apenas uns 50m, o mais pequeno tem 4 lugares em beliches e o maior leva umas 15 pessoas, a paisagem que nos rodeia é muito interessante.
Almoçámos tranquilamente e ficámos por ali umas 2horas,  começamos a descer pelo mesmo caminho até ao Petit Col Ferret onde seguimos para Este durante 20 minutos rumo ao Grand Col Ferret(2537m). No colo contemplamos a vista, curiosamente para o lado italiano as nuvens tomavam conta dos picos enquanto que para o lado suíço era fácil identificar o Grand Combin e o Mont Vélan, consultamos a carta para ver as opções de regresso a Ferret e seguimos numa primeira fase pelo trilho do TMB perdendo altitude até à cabana La Peule(2100m) onde chegámos uma hora depois do colo, nesta cabana flectimos para Norte contornando toda a encosta sem grandes desníveis durante uns 45min, altura em que voltamos a descer, desta feita pelo interior de uma bela floresta já com Ferret próximo onde chegámos ao cair do pano como quem diz ao fim do dia com umas 6horas e meia de caminhada efectiva.
Assim se passou mais um belo dia numa montanha especial.