11-01-2015 Evolène - Villa - Les Haudères, Val d'Hérens, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier

Neste Domingo fomos até Evolène no Val d'Hérens onde começámos a caminhar, tinha nevado na noite anterior a partir dos 1300m mas durante o dia a cota de neve subiu para 1700m, íamos equipados para o ski mas decidimos dar uma caminhada pela zona.
De Evolène(1371m) rumamos a Sul por breves minutos, continuamos para Oeste e começamos a subir na direcção de Villa ganhando altitude rapidamente mas cuidadosamente, havia bastante gelo debaixo da camada fina de neve fresca, minutos antes de passar em Villa(1742m) o belo Dent Blanche(4357m) coberto com uma camada de neve fresca começa a mostrar-se a Sul, de Villa prosseguimos para Sul pela estrada asfaltada durante alguns minutos descendo suavemente, passamos La Sage(1650m) e continuamos a descer até Les Haudères(1450m), pelo caminho passamos por uma pequena capela de nome St. Cristophe.
O trilho continua paralelo à estrada asfaltada mas uns 30/40m abaixo, em Les Haudères passamos o rio e seguimos quase até ao local de início pela margem esquerda terminando assim esta pequena caminhada de umas 3/4 horas num dia que até começou bastante nublado e terminou com Sol.
Alguns registos.
percurso efectuado













Dent Blanche






Dent Blanche


Dent Blanche


chamois na pastagem

Villa









Villa


trilhos de raquetes


capela St. Cristophe














à entrada de Les Haudères


Les Haudères
Xarah, a coisa boa!
já perto de Evolène

Sem comentários:

Enviar um comentário