26-04-2015 Chelin - Bisse de Sillonin - Monteiller - Bisse de Lens - Les Planisses -Le Châtelard - Flanthey, Valais, Suisse

Enquanto aguardamos que a neve descongele nas cotas mais altas percorrer as levadas tem sido uma óptima escolha.
Procurámos novamente informação no site das Bisses du Valais, temos sempre a tendência de ir para os vales a Sul do Rhône mas desta feita fomos para Norte de Sion. Passando St. Leonard seguimos na direcção de Flanthey e depois Chelin(750m) onde estacionamos o carro e começamos a caminhar.
A nossa ideia era fazer um percurso circular percorrendo a Bisse de Sillonin e uma boa parte da Bisse de Lens, assim foi.
Um pequeno corte à direita sem grande sinalização numa zona de vinhas marca o início da Bisse de Sillonin que se encontra em funcionamento, seguimos pelo interior da floresta, a espaços lá conseguíamos ter vista para uma boa parte do vale do Rhône até Martigny assim que contornamos a encosta e começamos a seguir para Norte, com cerca de uma hora de caminhada passamos em Les Planisses, a partir daqui o percurso fica ainda mais interessante enquanto decorre por um estreito trilho numa parede escarpada durante uns 20 minutos, na página sobre esta levada de Sillonin faz referência que é um percurso não aconselhado a pessoas que sofram de vertigens, mete respeito, especialmente quando um deslize pode ser fatal. Passada esta magnífica parte voltamos a entrar na floresta, nova bifurcação e continuamos para Le Tsamplan não subindo logo ao encontro da Bisse de Lens, uma vez mais contrariando as previsões o tempo estava bom, esta região do Valais é normalmente a parte onde o Sol mais brilha na Suiça, já por diversas ocasiões constatámos isso.
Meia hora depois, antes de passar em Icogne viramos à direita e seguimos ao encontro da Bisse de Lens segue uns bons metros acima da Bisse de Sillonin, se a de Sillonin nos surpreendeu pela positiva esta Bisse de Lens é ainda mais espectacular, também com várias partes expostas onde caminhamos em passadiços de madeira, muito interessante. Passada esta parte que demora uma boa hora a percorrer chegamos a um novo cruzamento(1029m), perto de voltar a contornar a encosta, estávamos com tempo e decidimos subir os 250m de desnível até Le Chatelard(1272m) na única parte linear do percurso, neste local existe uma estátua gigante do cristo rei e conta com uma bela vista em toda a volta devidamente complementada com painéis indicando os nomes dos picos todos. Meia dúzia de fotografias depois voltamos a descer até à bifurcação e continuamos na Bisse de Lens rumo a Flanthey(1010m), antes de passar nesta localidade abandonamos a levada e começamos a perder altitude rumo ao local de início num total de 5h de caminhada, bela caminhada circular.
Informação sobre as Bisses de Sillonin e Lens.
Vamos ao registo fotográfico.
Bisse de Lens
percurso efectuado
início da Bisse de Lens

Bisse de Sillonin

a Xarah sempre que podia refrescava-se

Bisse de Sillonin e a vista para o vale do Rhône
esta zona de Sion é muito forte em vinhas

Les Planisses

a Bisse de Lens uns bons metros acima

Bisse de Lens

fantástico

cristo rei de Lens

Chelin
regresso ao local de início