12-06-2015 Choex - Ler Cerniers - Chindonne - Dent de Valerette - Dent de Valère - Crête du Dardeu - Refuge de Chalin - Valère - Valerette - La Doey - Les Giettes - Monthey, Valais, Suisse

ficha técnica
distância: 31km
caminhada efectiva: 7h25m
tipo: parcialmente circular
track aqui

Nesta sexta-feira antes de ir trabalhar, a Tixa deixou-me a uns 200m acima de Monthey por volta das 7 da manhã, tinha em mente ir ao refuge de Chalin(2595m) mas sabia que era uma distância e um desnível enormes, para além disso as previsões davam mau tempo a partir da hora de almoço, altura em que já queria estar a descer.
Partindo de Choex(670m), eu e a Xarah fomos subindo a um bom ritmo pelo interior da floresta, com 2 horas de caminhada passávamos no Chindonne(1604m), 1000m de desnível já estavam, agora faltavam outros 1000m até ao refúgio, em Chindonne fiquei um pouco espantado com o tempo que aparecia nas placas amarelas até ao refúgio, indicava 3h40m até lá chegar, eu não poderia de forma alguma demorar esse tempo senão só chegaria lá depois da uma da tarde.
Retomamos a subida e em menos de uma hora passamos no Dent de Valerette(2058m) ganhando logo tempo às tais placas amarelas, a partir daqui o percurso decorre sempre pela aresta da montanha num percurso muito interessante, em escassos minutos passo no Pointe de L'Erse(2032m) e ataco logo de seguida os 200m de desnível até ao Dent de Valère(2267m) sempre pela aresta, contemplada a vista continuei para Sul pela Crête du Dardeu, onde se dá a transição no tipo de terreno, de zona verde para zona de pedra, cheguei ao refúgio de Chalin(2595m) um pouco antes do meio dia, levava 14km, 1900 metros de desnível positivo e 4 horas e meia de caminhada.
Almoçei por lá enquanto o tempo se degradava, o refúgio de Chalin(2595m) situa-se na Tête de Chalin mesmo encostado à Cime de l'Est, um dos 7 picos dos Dents du Midi, não é guardado e conta com beliches para 8 pessoas, é pequeno e tem um ar muito acolhedor, as vistas são muito abrangentes, todo o Chablais, lago Léman, plateau do Rhone, Diablerets, Muveran, Morcles e também para o lado de Martigny, graças à sua localização é também um óptimo lugar para assistir ao pôr do sol.
Assim que acabo de comer começa a chover de fininho, desci à mesma pela Crête du Dardeu mas antes de chegar ao Dent de Valère saio à esquerda e contorno este pico a Norte por um trilho a meia encosta, passo em Valère, um pouco mais à frente em Valerette(1560m) e depois em Chindonne(1604m). Para não repetir o percurso continuei a contornar encosta e 15 minutos depois passo em Les Jeurs(1548m), desci para Les Plans e antes de passar nos Chalets de l'Abbaye escapou-me uma marca do trilho porque continuei na direcção de St. Maurice que era uma direcção errada. Passo perto de La Doey(864m) e volto a apontar na direcção de Monthey, volto a contornar a mesma encosta, passo novamente em Les Giettes(1136m) onde desço finalmente para Monthey(420m) onde chego por volta das 15h45m terminando assim esta dura caminhada.
Registo fotográfico

começam a aparecer os Dents du Midi

cruz do Dent de Valerette
Dents du Midi e Dent de Valère

já chovia bem para os lados de Martigny

Pointe de L'Erse
mariola em Pointe de L'Erse

olhando para o Chablais

subida para o Dent de Valère
a Xarah

para o lado de St. Maurice

Dents du Midi
360 Dent de Valère