24-05-2015 Noiraigue - Gorge de L'Areuse - Champ du Moulin - Boudry, Val de Travers, Massif du Jura, Neuchatel, Suisse

texto e fotografias: Xavier
Conduzi novamente até Noiraigue onde começa esta caminhada pelas Gorges de l'Areuse. À semelhança do dia anterior a zona da estação dos caminhos de ferro estava cheia de povo, é sem duvida uma zona muito frequentada.
O trilho segue em direcção a Este rumo que mantemos em toda a caminhada. A garganta ao longo dos 13km do percurso apresenta varias secções diferentes, ora o vale se abre como de repente volta a fechar ficando paredes escarpadas ao lado do trilho, assim como trocamos de margem do rio várias vezes.
Os primeiros 20/30 minutos o caminho segue por uma estrada asfaltada, depois 1 placard grande informa para ter atenção ao percurso por ser uma parte estreita na zona de Pont de Brot, altura em que o vale afunila, minutos depois volta a abrir, passamos em Champ du Moulin com 1h30m de caminhada e uma vez mais volta a estreitar-se o vale, desta feita durante vários kms sendo a parte mais interessante do percurso, com 3 horas de caminhada passamos em Boudry, levávamos 13km, apesar do fraco desnível não quisemos fazer o mesmo caminho no regresso, isso implicava passar novamente por centenas de pessoas...
Em Boudry apanhámos o comboio e não descemos até Areuse, não existe comboio e tínhamos que combinar autocarros e comboios, uma curta viagem de 20 minutos desde Boudry levou-nos de regresso a Noiraigue num total de 13km, 3h30m de caminhada efectiva.
Chegamos ao carro ao início da tarde e demos uma volta de uns 150km de carro pela região do Jura até chegarmos ao princípio da noite em Estavayer-le-Lac onde dormimos no parque de estacionamento mesmo à beira do lago de Neuchatel, onde iríamos começar a caminhar no dia seguinte.
Alguns registos


info do percurso

Noiraigue




sempre que podia a Xarah refrescava-se 




Pont de Brot
Pont de Brot










Champ du Moulin








































Boudry

lago de Neuchatel
o descanso da guerreira
lago de Neuchatel

Sem comentários:

Enviar um comentário