30-06-2015 Tour des Muverans dia1, Pont de Nant - Nant - Col des Perris Blancs - Cabane de la Tourche - Rionda - Entre Rionda e Col de Demècre, Vaud, Suisse

ficha técnica
distância: 16,50km
caminhada efectiva: 5h40m
tipo: linear

DIA 1

Para a segunda metade desta semana de férias percorremos o belo Tour des Muverans, aqui bem perto de casa, normalmente este percurso é feito em 4 dias, com uma média de 6 horas de caminhada efectiva por dia, aproveitando o facto de estarmos na altura do ano em que os dias são maiores e que são muitos os sítios onde é "possível" montar a tenda íamos tentar fazer as 23 horas de caminhada efectiva em 2 dias e meio, uma vez que íamos bem carregados temos de adicionar algumas horas a essas 23.
Iniciámos o Tour des Muverans em Pont de Nant(1253m), situado na reserva natural do vale de Nant no sopé do Grand Muveran, íamos munidos com tenda e com comida para os 2 dias e meio, já tínhamos saudades de caminhar com malas tão pesadas, é sempre sinónimo de vários dias na montanha.
Partimos por volta do 12h30m, a temperatura estava óptima, entre os 20/25ºC e o céu limpo, de acordo com as previsões tínhamos mais 2 dias óptimos para caminhar até à chegada de uma vaga de calor, com uma hora de caminhada passamos em Nant(1500m) onde saímos da floresta e se abre o circo à nossa frente, almoçamos ali na zona e retomamos a caminhada, tínhamos agora mais de 1000m de desnível até ao Col des Perris Blancs, numa bifurcação não muito nítida saímos à esquerda, o caminho que segue em frente e sobe para a direita é o que vai para o Col des Pauvres, o trilho transforma-se num caminho mais estreito que até ali, vamos ganhando altitude rapidamente passando em diversos "patamares" enquanto nas nossas costas ganha dimensão todo o vale de Nant e os Muverans, Petit e Grand, assim como o Dent de Favre.
Numa outra bifurcação devidamente assinalada com placas, ignoramos o trilho à esquerda para o Col des Martinets e continuamos em frente a subir a vertente rumo ao Col des Perris Blancs(2544m), deste ponto estávamos a 1h15m de distância, passamos um pequeno "campo" nevado e próximo do colo o trilho torna-se mais inclinado à medida que nos vamos aproximando.
Atingido o Col des Perris Blancs(2544m) a paisagem muda completamente, tínhamos subido uma encosta verde e assim que passamos o colo a paisagem torna-se rochosa, muito cascalho à mistura mas com o trilho sempre bem nítido, as vistas do colo estendem-se para lá do Lac Léman, todo o Chablais, montanhas de Leysin, plateau do Rhône... Descemos um pouco, passamos num pequeno albergue militar abandonado e continuamos a descer, passamos em 2 campos nevados que exigiram alguma prudência, pouco antes de passar na cabana de la Tourche eis que do nosso lado esquerdo começamos a ter vista para grande parte do maciço do Monte Branco, e que vista!
Minutos depois passamos na Cabana de la Tourche(2200m) e mudamos de direcção rumo a Sul, em 20 minutos passamos em Rionda onde atestámos água, que miradouro fantástico. Neste ponto existe uma alternativa a quem sofre de vertigens, o caminho fica relativamente estreito e com algumas secções expostas mas nunca com o calibre de um caminho alpino pelo que é facilmente exequível.
Partimos rumo ao Col de Demècre, passando pelo sopé do lindo Dent de Morcles, eram umas 18h e começámos logo a pensar sobre o sítio para pernoitar, é a que as paisagens estavam mesmo a pedir que ficássemos por ali, o tal trilho estreito é realmente espectacular à medida que vamos contornando as pequenas corgas sempre no sopé do Dent de Morcles e sempre com o maciço do Monte Branco no horizonte, os sítios ideais para pernoitar iam-se sucedendo, fomos avançando e parámos num sítio entre Rionda e o Col de Demècre em que o trilho deixava de ter vista para o Lac Léman e para o maciço do Monte Branco, assim como deixaríamos de ter a fantástica vista nas nossas costas para a montanha do Dent de Morcles até ao Col de Demècre, era hora de parar, isto eram umas 19h30m, ainda tínhamos umas 2 horas de luz para caminhar mas não podíamos abandonar aquela vista sem dormir ali, para terminar os atractivos tínhamos também uma bela vista para os Dents du Midi a Oeste, conclusão, tínhamos uma vista impressionante para todo o lado, foi realmente um dos sítios mais interessantes onde já montei a tenda.
Jantámos enquanto assistíamos ao pôr do sol, para sobremesa comemos um spacecake, uma recordação de Amsterdão, uma sobremesa especial num sítio também especial, o céu continuava limpo, aguardamos serenamente enquanto terminava o dia e fiquei acordado até perto da uma da manhã a fazer algumas longas exposições, estava como queria :)!
Foi assim este primeiro dia do Tour des Muverans, inesquecível!
Vamos aos registos fotográficos

local da pernoita

o tour a percorrer nos próximos dias

Pont de Nant

Nant

Grand Muveran

vale de Nant e Grand Muveran à direita

rumo ao Col des Perris Blancs

Grand, Petit Muveran e Dent de Favre
Dent Favre
o que sobra do glaciar des Martinets

e o colo é já ali

fantástico
nós por cá

Dent de Morcles

o trilho é qualquer coisa de soberbo

Dent de Morcles à esquerda
pareceu-nos o sítio indicado para passar a noite
nós por cá

spacecake

Agulha verde à esquerda e Monte Branco à direita
a lua aparece, completamente cheia

Lac Léman

Col de Demècre

e o Sol despede-se

se o meu gps mental não me falha o Sol desaparece atrás das Cornettes de Bise.