12-09-2015 Oberalppass - Pazolastock - Badsuhutte - Lai da Tuma - Cabane de Maighels - Plidutscha, Grisons, Suisse

ficha técnica
distância: 16,5km
altitude máx: 2740m
altitude min: 2044m
caminhada efectiva: 5h
tipo: circular
Neste dia escolhemos a região do Oberalppass para caminhar, fronteira dos cantões Uri e Grisons, começamos por subir a um pico bem próximo a sul deste importante colo, o Pazolastock(2740m) onde passamos com 1h30m de caminhada, pena uma vez mais o tempo não permitiu ver o que nos rodeava, a passagem por este pico foi bem rápida.
Prosseguimos para Sul e seguimos pela aresta pelo trilho marcado, minutos depois descemos gradualmente para o Badushutte(2503m), almoçamos na zona enquanto o mau tempo deu uns 20 minutos de tréguas, ainda bem, um pouco de sol para almoçar.
Repasto tratado seguimos para Oeste e abordamos o Lai da Tuma((Tomasee)(2345m) a Norte, bela área envolvente, este lago é a nascente do rio Rhin, um dos mais importantes rios europeus. Feita a visita ao lago continuamos para Este sem descer à base do vale, contornamos a montanha à nossa frente sem grandes desníveis, nesta parte ficamos com os lagos Lai Urlaum(2248m) aos nossos pés, descemos e contornamo-los a Oeste, chegado ao estradão e dada a proximidade passei pela Cabane de Maighels(2314m), passo ao lado da cabana e desci para Norte reencontrando o estradão um pouco mais à frente, seguimos uns 20 minutos nesse estradão e na região de Siara saímos à esquerda pelo trilho marcado, prosseguimos sempre por esse trilho que decorre sem desníveis durante alguns kms sempre com vista abrangente para o cantão de Grisons onde decorreu quase todo o percurso deste dia, passamos no sopé do Pazolastock até regressar a Oberalppass(2044m), apesar do tempo não ter estado brilhante foi uma caminhada bem interessante, pelo menos o tempo aguentou-se sem chover.
Alguns registos

Oberalppass

Pazolastock

cantão de Grisons
 cantão de Uri

continuamos pela aresta

sempre bem larga, a aresta não apresenta nenhuma dificuldade

e o nevoeiro persistia

Badsuhutte à vista
 Badsuhutte

que belo achado

Lai Urlaum
 Cabana de Maighels

o céu sempre bem carregado