04-10-2015 Col du Sanetstch - Arete de l'Arpille - Grand Gouilles - Col du Brochet - near Wildhorn - Le Sublage, Valais, Suisse

ficha técnica
distância: 19,52km
altitude máx: 3125m
altitude min: 2242m
caminhada efectiva: 7h30m/8h
tipo: circular
Neste site por onde me costumo guiar tem trilho marcado até bem perto do Wildhorn(3246m) e as linhas de desnível não tinham mau aspecto, neste Domingo ensolarado e com neve fresca tentei subir a este pico mas numa parte bem exposta tomei a difícil decisão de abandonar voltando para trás, muita neve nessa parte delicada ajudou na decisão.
Como ainda tinha tempo e as nuvens pareciam estar a dissipar-se à medida que a hora ia avançando, fiz um desvio e fui ao pico Le Sublage(2735m) que de onde também se tem uma vista estrondosa para Sul, desde as montanhas de Mischabel até ao Mont-Blanc, muito bom.
Parti do Col du Sanetsch(2251m) em direcção à Arête de l'Arpille, uma sucessão de bossas, subida esta aresta fotogénica chego a uma bifurcação, à esquerda o caminho continua para o Arpelistock e eu continuei para a direita, o trilho vai perdendo gradualmente altitude até passar em Grandes Gouilles(2450m), um pouco antes de chegar ao lago comecei a contorná-lo pelo lado esquerdo, altura onde abandono o trilho marcado, depois segui algumas mariolas até ao Col du Brochet(2750m), até aqui tudo corria bem e a neve não me colocava qualquer obstáculo, no colo mudo de direcção e aponto ao Wildhorn por um trilho evidente, logo a seguir um pequeno ressalto causou-me algumas dificuldades, apontei à aresta por onde continuei a subir até chegar à barra rochosa(3000/3050m), aqui começam as coisas sérias, subo pelo lado esquerdo de um grande piton rochoso e ali já a coisa se começava a complicar, fui subindo tranquilamente, passo mais uma zona de ressaltos, logo de seguida uma secção exposta, depois de alguns minutos à procura do trilho contorno a barra rochosa e chego a uma parte onde o trilho contorna a barra rochosa a Norte, numa zona onde tem uma mariola em cima de uma pedra grande, nesta zona a Norte/Noroeste do Wildhorn foi onde voltei para trás, tive ali uns 5 minutos a tentar perceber por onde seguiria o caminho, no fim de tanta hesitação a prudência falou mais alto, ainda por cima estava sozinho, queria agora regressar ao Col du Brochet em segurança.
O tempo parecia melhorar quando passei novamente pelo Col du Brochet(2750m), não desci até ao lago Grand Gouilles e mantive-me aos 2550m na encosta Sul do Gerbentalhorn(3065), apontei então ao Le Sublage(2735m) passando pelo lado esquerdo de outro lago no sopé do Le Sérac, subi então o Le Sublage pela face Este/Sudeste, atingida a cumeada seguiu-se uma sucessão de sobe e desce até chegar à cruz no pico Le Sublage(2735m).
As vistas estavam poderosas, não havia uma única nuvem a cobrir as montanhas, fiquei por ali uma boa meia-hora a contemplar a paisagem, estava fantástico. No regresso mantive-me na cumeada do Le Sublage direcção Norte até reencontrar o trilho marcado já perto da Arete de l' Arpille, não existe trilho marcado para o Le Sublage. Para regressar ao local de partida bastou descer a aresta de l'Arpille terminando assim mais uma bela jornada.
Vamos aos registos
 Col du Sanetsch
 o Arpelistock ao centro

Arête de l'Arpille

lado Norte bem coberto de neve ao contrário da encosta Sul
 Le Sérac à esquerda e Le Sublage à direita

Wildhorn à esquerda, aqui abandonei o percurso marcado
 Le Sérac em evidência
 Col du Brochet
 primeira parte do trilho bem visível

Le Sérac e o maciço do Mont Blanc

Galtehore à esquerda
 glaciar du Brochet
 Wildhorn
 chegada à barra rochosa
 um bocado inclinado

encosta NE

a partir daquela mariola o trilho passa pela encosta NE, onde decidi abandonar
 é algures por aqui, fica para a próxima
 aqui não convém escorregar

Wildhorn à esquerda
 Arpelistock e Galtehore, panorama Norte

Le Sublage

que diferença entre a manhã e o fim de tarde, a neve desapareceu toda
chegava a hora de regressar a casa