14-11-2015 Saas-Almagell - Almagelleralp - Almagellerhutte, Visp, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier
ficha técnica
distância: 13,66km
subida total: 1252m
descida: 1252m
altitude máx: 2894m
altitude min: 1670m
caminhada efectiva: 5h30m
tipo: linear
track: aqui
A nossa ideia para este Sábado passava por dormir num refúgio na região de Saas-Fee, escolhemos o Almagellerhutte, ponto de partida para a ascensão ao Weissmies(4017m).
Iniciamos a caminhada em Saas-Almagell em direcção a Este, evitamos o caminho que tem escadas indo pela margem norte da principal linha de água, com 1h20m de caminhada passamos em Almagelleralp onde começamos a subir a encosta a Norte, 1h40m depois chegávamos ao refúgio invernal do Almagellerhutte(2894m), situado mesmo ao lado do refúgio principal, no refúgio estava um simpático casal italiano, ao contrário do fim de semana anterior, só se estava bem era no interior do refúgio, no exterior estava um vento super desagradável.
Enquanto decidíamos se ficávamos por ali a dormir ou não, isto porque o objectivo do dia seguinte era ir até ao colo que antecede a subida para o Weissmies, um 4000m fácil que queremos fazer em 2016, nisto chega um casal francês mesmo ao cair do dia, a senhora quando entra no refúgio fica em pânico ao ver a Xarah, se havia dúvidas ali foram todas dissipadas. Nós para evitarmos uma noite em constante stress para nós e para essa senhora decidimos regressar a Saas-Almagell, o casal italiano até ficou um pouco espantados, "vocês vão descer até Saas-Almagell agora?". Mais de metade do caminho foi feito com os frontais ligados, a subida demorou-nos 3 horas e a descida 2 horas.
Chegados a Saas-Almagell comemos algo e equacionámos dormir por ali mas estava bastante frio, decidimos regressar a Monthey onde chegamos bem tarde.
Vamos aos registos
Saas-Almagell



Saas-Almagell








montanhas de Mischabel
Almagelleralp






Almagellerhutte à esquerda

Almagellerhutte à direita e a parte invernal à esquerda
Almagellerhutte







Almagellerhutte



Sem comentários:

Enviar um comentário