13-02-2016 Pont de la Morge - Lac du Mont d'Orge - Drône, Bisse de Letine et du Mont d'Orge, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier
ficha técnica
distância: 15,6km
subida total: 211m
descida: 211m
altitude máx: 810m
altitude min: 502m
caminhada efectiva:4h30m
tipo:linear
track: aqui
info das levadas: Lentine e Mont d'Orge

As previsões meteorológicas para este Sábado não eram animadoras por isso optámos por deixar os skis em casa e partimos para percorrer uma levada.
Sion, no coração do Valais central é a zona onde o Sol mais brilha em toda a Suiça, uma vez mais constatámos isso, quando saímos de Monthey chovia continuamente e chegados à região de Sion, o céu estava nublado mas em poucos minutos ficou céu limpo, impressionante.
Começamos a caminhar em Pont de la Morge(502m) situado na base do vale do Rhône, logo ali tínhamos acumulações de neve de 20cm, neve fresca e então com o céu azul o cenário estava especialmente bonito o que nos fez demorar um tempão a percorrer os primeiros kms da bisse du Mont d'Orge, à medida que íamos ganhando altitude suavemente e contornando a encosta Sul do Mont d'Orge as vistas iam-se alargando, com Sion a escassos kms.
Pouco antes de passar no Lac du Mont d'Orge, que alimenta esta levada, parámos para almoçar num banco virado para o vale, em 15 minutos o céu passou de limpo a completamente nublado, dando assim razão às previsões, assim que o Sol desapareceu a temperatura desceu uns valentes graus.
Tratados, demos conta que ainda nem sequer tínhamos percorrido 1/4 do percurso, já sabíamos que mais tarde ou mais cedo iria começar a chover/nevar, neve tá tudo, chuva incomoda se for durante várias horas.
Aceleramos o passo, passamos no Lac du Mont d'Orge(650m), pouco depois na localidade de Ormône onde termina/começa a levada de Lentine, continuamos a um ritmo acelerado e uma hora depois passava na represa que alimenta esta levada de Lentine, situada nos proximidades de Drône onde já chovia à bruta.
Faltavam agora percorrer os 7,5kms de regresso ao local de partida, a chuva acompanhou-nos até regressarmos ao carro.
Interessantes e estéticas estas duas levadas, muito bom.
Alguns registos
Pont de la Morge
Pont de la Morge









a Xarah andava nas suas 7 quintas



vista em direcção a Martigny

Sion
para trás e para frente, a Xarah não parava
bisse du Mont d'Orge


até passa despercebido o banco

Sion


e chegavam as nuvens


Lac du Mont d'Orge
bisse de Lentine


bisse de Lentine


zona de vinhas

bisse de Lentine





bisse de Lentine


pequena represa que alimenta a levada

Sem comentários:

Enviar um comentário