22-05-2016 Mund - Mundchi - Strick - Luterbrunno - Bisse de Wyssa - Roosse, Gredetschtal, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier

Bisse de Wyssa
percurso efectuado

uma série de avalanches de neve velha

ficha técnica:
distância: 25,80km
subida total: 700m
descida: 700m
altitude máx: 1905m
altitude min: 1100m
caminhada efectiva: 7h
tipo: linear
track: aqui

Neste Domingo percorremos mais um vale inserido na região Património Mundial Unesco Jungfrau-Aletsch, situado a NO de Brig, no Alto Valais.
Dormimos na zona de Mund onde começamos a caminhada, a ideia passava por percorrer o vale na totalidade sempre na base do mesmo, assim foi.
Partindo de Mund(1200m) rapidamente entramos no vale rumo a N, minutos depois passamos em Mundchi(1181m), a partir daqui prosseguimos sempre próximos do rio e sempre com o rio do nosso lado direito, passamos em Stafelbode(1592m), Strick(1655m) e Luterbrunno(1820m), passando por dezenas de enormes avalanches que trouxeram neve dos topos até à base do vale, inclusive ainda assistimos a duas que consegui gravar, cerca dos 1900m chegávamos ao fim do vale coroado pelo Nesthorn(3821m), por aqui era fácil identificar marmotas, bouquetins, chamois e fezes de lobo.
Almoçámos por ali, umas 3h30m depois de caminhar na direcção do interior do vale, repasto tratado iniciámos o caminho de regresso, passamos novamente em Luterbrunno, Strick e Stafelbode, no ponto 1537m seguimos para Stolen Gredetsch Suon(Bisse de Wyssa) que se apresentou como uma bela surpresa, não fazíamos conta de fazer uma levada tão espectacular, das mais expostas que temos feito, passamos por dezenas de pequenos túneis, é uma levada muito bonita e foi a cereja no topo do bolo.
Perto de Roosse(1406m) abandonamos a levada e iniciamos a descida para Mund, onde chegámos ao final da tarde terminando mais uma fantástica caminhada nesta região.
Alguns registos

pelo vale Gredetsch
Mund
Mund
















marmota
Nesthorn à direita






















a Xarah

Nesthorn


entrada na Bisse de Wyssa



Bisse de Wyssa
































de regresso a Mund

Sem comentários:

Enviar um comentário