30-07-2016 Zervreila - Guraletschsee - Fanellgratli - Fanellhorn, Vals, Grisons, Suisse

texto e fotografias: Xavier
ficha técnica:
distância: 12,5km
subida total: 1100m
descida: 1100m
altitude máx: 3123m
altitude min: 1984m
caminhada efectiva: 4h30m
tipo: linear
track: aqui

video do dia

Este ano o feriado nacional da Suiça, o primeiro de Agosto, calhou a uma segunda-feira, o que significou mais 3 dias de montanha, a meteorologia não esteve top mas são coisas que não controlamos. Aproveitámos estas mini-férias para conhecer uma outra parte deste belo país, a Sudeste, o cantão dos Grisões.

Na Sexta-feira que antecedeu o fim de semana fomos dormir ao Oberalppass(2044m), fronteira entre os cantões Uri e Grisons, a 3 horas de distância de Monthey(Valais). Já tínhamos estado neste colo mas nunca tínhamos ido para leste. Partimos em direcção ao vale de Vals, lá chegados fomos bem informado no posto de turismo e ficámos logo ali a saber que existem na área 3 picos com mais de 3000m com trilho marcado até chegar aos mesmos, a ideia não era ficar por ali os 3 dias pelo que escolhemos um, o Fanellhorn(3123m), subimos de carro até onde é autorizado(1984m), um parque de estacionamento acima de barragem de Zeivrela, o parque estava bem composto, a zona é bem bonita.
Mala pronta começamos a caminhada subindo para leste seguindo a direcção do lago Guraletschsee(2410m), com uma hora de caminhada passamos neste belo lago, interessante a área envolvente com o Fanellhorn como um farol.
Contornamos o lago pelo lado esquerdo e retomamos a subida, desta feita para sul, 50 minutos depois passamos no colo Fanellgratli(2710m), neste ponto à nossa frente destaca-se o Chilchalphorn(3040m) com o seu pequeno glaciar pendurado na face oeste, o dia continuava bonito, melhor que o previsto. No colo as marcações passam para azul e branco(caminho alpino), unicamente devido ao tipo de terreno.
Com 2h45m de caminhada chegávamos ao pico Fanellhorn(3123m), andavam por ali alguns caminheiros, tudo bem disposto, a vista é muito bonita e em toda a volta não se vê nem teleféricos nem aldeias, dando um aspecto selvagem. Almoçámos por ali em t-shirt e ficámos por ali uma hora a admirar a paisagem.
Chegava a hora de regressar, à falta de alternativas descemos pelo mesmo caminho, tranquilos, estávamos encantados com este primeiro dia no cantão dos Grisões, quando passámos novamente no colo Fanellgratli era bem visível uma coluna de nuvens de vários tons de cinza vinda de Oeste, 10 minutos depois já não havia céu azul, aceleramos um pouco o passo e ao passar novamente no lago Guraletschsee(2410m) começa a trovejar e a chover, impressionante como o tempo mudou em meia hora, a trovoada estava tão próxima que pensámos logo em deixar ali os bastões, foi ali que decidimos que íamos correr até carro e aí é que começou a chover forte, que dia maluco...
Chegados ao carro continuamos a viagem para leste em direcção de Chur, pouco antes de lá chegar aproveitámos uma pausa da chuva e fizemos o jantar. Repasto tratado conduzi até Silvaplana, já bem perto de St. Moritz, procurámos um parque tranquilo e dormimos por ali. Que dia intenso.
Vamos aos registos

Zervreila





a Xarah







o Fanellhorn

a Xarah no refresco
Guraletschsee e o Fanellhorn

Guraletschsee e o Fanellhorn


Fanellhorn


Fanellhorn
Fanellgratli


Fanellhorn

Chilchalphorn


a tola na neve


as cores

tá quase



360 Fanellhorn
panorama S

panorama O




nós por cá

Chilchalphorn
o que sobre do Fanellgletscher

panorama NE

panorama O

nós por cá

adeus céu azul



Guraletschsee e Fanellhorn

ok, é hora de correr


a tempestade

Sem comentários:

Enviar um comentário