14-08-2016 Barrage Mattmark - Distelalp - Mont Moropass - Joderhorn, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier

ficha técnica:
altitude máx: 3036m
altitude min: 2180m
caminhada efectiva: 5h30m
tipo: linear
cotação: T3
video do dia

Mais um belo dia em perspectiva, mas não com o céu limpo como o dia anterior.
Quando partimos da barragem de Mattmark(2203m) já se aproximavam nuvens vindas do lado italiano, o mais certo era subir e ficar envolto no nevoeiro.
Esta barragem é bastante frequentada, andava por ali muita gente a caminhar, começamos por passar do lado direito da barragem até Distelalp(2224m), São 4km sem desníveis e que se fazem bem em 45 min.
Em Distelalp(2224m) deixamos o estradão e começamos a ganhar altitude por um largo carreiro rumo a sul, primeiro subimos numa zona de alpagem até que por volta dos 2400m, o verde passa ao cinzento das rochas. Como já começamos aos 2200m o desnível a vencer é muito acessível, até ao colo Monte Moropass são somente 650m de desnível.
2h30m depois de começarmos passávamos no Monte Moropass, daqui é facilmente identificável o pico que queríamos subir, nesta altura já o céu se encontrava bem nublado, este colo é fronteiriço tal como o Joderhorn, assim que lá chegámos identificamos facilmente os teleféricos do lado italiano, de vez em quando lá se via um pouco do Monte Rosa e deu para ter uma noção que num dia de céu limpo a vista é brutal para o maciço do Monte Rosa.
Do colo continuei para leste seguindo mariolas e subi ao Joderhorn(3035m) pela face NO, tem mariolas até ao pico, a espaços foi preciso usar os 4 membros para progredir mas trata-se de uma ascensão muito acessível, na meia hora que estive no pico a única coisa que vi foi nevoeiro. Desci e reencontrei a Tixa e a Xarah no colo, a Tixa não subiu porque achou que uma vez lá em cima não iria ver nada, e tinha razão. Almoçámos no colo rodeados de um barulho típico de uma zona de teleféricos...
Repasto tratado descemos pelo mesmo caminho mas desta feita contornámos a barragem pelo outro lado, 4km depois regressávamos ao local de partida dando como muito positivo este fim de semana na região de Saas-Fee, constatámos também que há muita coisa a fazer por ali, vários 3000 acessíveis.
Vamos aos registos


barrage de Mattmark











barrage de Mattmark





a Xarah no refresco







a Xarah





Joderhorn

Mont Moropass
o Monte Rosa


Joderhorn

no pico

Joderhorn

um bocadinho de céu azul
lado italiano

no Joderhorn




Sem comentários:

Enviar um comentário