08-10-2016 Pont de Mauvoisin - Écurie du Vasevay - Col du Vasevay - Pointe de Vasevay - Pointe des Chamois, Val de Bagnes, Valais, Suisse

ficha técnica:
distância: 12,86km
altitude máx: 3383m
altitude min: 1735m
caminhada efectiva: 4h
tipo: linear
cotação: T4

A Tixa neste mês de Outubro trabalha aos sábados pelo que iria caminhar mais vezes só com a Xarah.
Neste belo Sábado regressei ao Val de Bagnes onde havia estado na semana anterior para subir ao Pointe du Vasevay.
 Desta feita estacionei em Pont de Mauvoisin(1735m) onde início a caminhada, avanço para norte durante breves minutos pela floresta, 10 minutos passados chego a uma primeira bifurcação, continuo para Écurie du Vasevay, uma meia hora depois não passo a linha de água existente ao lado da Écurie du Vasevay(2157m) e continuo a subir a encosta para leste, altura em que saio do nevoeiro, andar a caminhar acima das nuvens é sempre mágico, desta feita subi mais à direita que em outras ocasiões, não existe trilho marcado, é uma questão de procurar o melhor caminho.
Com 2h45m de caminhada chegava ao Col du Vasevay(3286m), o dia estava muito fresco mas céu limpo, genial!
Chegado ao colo fiquei espantado com a espectacular vista, deste ponto ao Pointe du Vasevay é um pequeno pulo de 15 min. Se até ali estava frio no Pointe du Vasevay como estava completamente exposto estava ainda mais baixa a temperatura, desta vez pude apreciar toda a paisagem, brutal! Ali ao lado a uns 15 min. de distância tinha o Pointe des Chamois(3383m) a sorrir-me, situa-se na continuação da aresta para norte e tinha bom aspecto o caminho para lá.
Segui então para este segundo pico onde a vista ainda é mais escandalosa, para lá chegar é preciso andar uns 5 minutos no glaciar que se encontra bem coberto.
A vista a partir deste Pointe des Chamois(3383m) é ao nível do melhor que tenho visto, Grand Combin, Mont Blanc, Matterhorn, Weisshorn, Zinalrothorn, Dent Blanche, isto só para nomear alguns picos.
Curiosamente estava-se muito melhor no Pointe des Chamois (3383m) que no Pointe du Vasevay(3356m), e portanto existem somente uns 500m a separar estes 2 picos. Tinha ficado bem mais tempo por ali mas tinha que ir buscar a Tixa ao trabalho e só tinha uma hipótese para isso acontecer a tempo e horas, era descer a correr.
Eu e a Xarah corremos que nem uns desalmados por ali abaixo seguindo o mesmo percurso da subida, em 1h perdi 1200m de desnível, as botas de alpinismo não é de todo o calçado mais prático para correr mas não tinha escolha e naquele tipo de terreno com outro calçado tinha-me partido todo, da Écurie du Vasevay(2157m) até ao carro tinha uns 400m de desnível a descer, em 20 minutos chegava à carrinha com um bom tempo de 1h20m para percorrer 6,5km e perder 1680m de desnível, estou em forma!
Vamos aos registos

o Matterhorn ao centro
La Sâle
panorama O desde o colo
daqui basicamente é a direito rumo ao pequeno colo ao centro
começam a revelar-se os gigantes do Valais
Matterhorn e Dent d'Herens

panorama NO

La Sâle, Le Pleurer, Pointe du Vasevay e Grand Combin

a caminho do Pointe des Chamois
este vale tem muita neve em comparação com o tinha acabado de subir

panorama N desde o Pointe des Chamois

360 Pointe des Chamois
glaciar des Pantalons Blancs
panorama E
credo, que vista...
Mont Blanc
panorama O

refúgio igloo des Pantalons blancs ao centro

a Xarah no Pointe des Chamois

na descida
Dent Blanche e o Matterhorn

toca a descer até à base do vale, foi sempre a abrir

lac des dix

Lac de Mauvoisin

Le Pleurer

ao fundo o Pointe du Vasevay, onde tinha estado uma hora e pouco antes