03-12-2016 Teraula d'Avau - En Lys -Col de Lys - Dent de Lys, Fribourg, Suisse

altitude min: 1240m
caminhada efectiva:3h30m
tipo:linear

Teraula(1306m) - en Lys(1609m) - Col de Lys(1783m) - Dent de Lys(2014)

Nesta fase do ano as caminhadas tem que ser bem escolhidas, de preferência que decorram em faces Sul, em faces sul podemos subir facilmente aos 2000m enquanto que nas faces Norte aos 1500m já podemos ter dificuldades em progredir sem crampons.
Neste sábado fomos para a região de Montbovon, no cantão do Vaud, subimos para Les Sciernes d'Albeuve no cantão de Fribourg e continuamos a subir por uma estrada estreita até Teraula(1306m) onde estacionamos e começamos a caminhada. Do local onde começamos é visível o objectivo , o Dent de Lys(2014m).
De Teraula dirigimo-nos para oeste, com uma meia hora de caminhada passamos em en Lys(1609m), continuamos para oeste e uns 20 minutos depois passamos no Col de Lys(1783m). Atingido este colo a paisagem estava sublime, o mar de nuvens cobria todo o plateau e o Lac Leman, espantoso!
Do colo flectimos para ne e seguimos sempre pela aresta, uns 25 minutos depois chegamos ao sopé do Dent de Lys, até ali não estávamos a perceber o porquê de se tratar de uma caminhada T4, mas é aqui que começam as coisas sérias, a barra rochosa é contornada a este com a ajuda de correntes, enquanto isso vou passando por placas cravadas na pedra em memória das pessoas que perderam ali a vida, até reencontrar novamente a aresta é preciso passar por umas 4 secções onde existem correntes, muito úteis para progredir, categoria T4 faz todo o sentido.
Com umas 2 horas de caminhada a um passo tranquilo chego ao pico do Dent de Lys(2014m), fiquei admirado com a espectacularidade da vista 360, situado nos pré Alpes entre o cantão do Vaud e de Fribourg, a Oeste temos o plateau e a Este começam as montanhas, ainda por cima estava um fim de tarde com umas cores assustadoramente bonitas e um frio de rachar.
Contemplada a vista regressei pelo mesmo caminho a um passo acelerado, acabou por ser uma caminhada curta extremamente bonita e prazerosa.
Alguns registos

Dent de Lys à direita

Col de Lys à vista
panorama E

Col de Lys

Le Moléson à direita

nevoeiro sobre o plateau

Dent de Lys

o trilho passa pelo lado direito desta barra rochosa

as correntes ajudam

panorama O

Le Moléson
panorama N
a grande cruz

montanhas de Leysin, Dents du Midi
Muverans, Dent Favre e Dent de Morcles

360 Dent de Lys
que cores!

Le Moléson

brutal!

hora de regressar

é belo este Dent de Lys

aproximava-se o fim do dia