03-06-2017 L'Erié - Grand Chavalard, Fully, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier
ficha técnica:
distância: 13km
subida total: 1150m
descida: 1150m
altitude máx: 2899m
altitude min: 1750m
caminhada efectiva: 4h30m
tipo: linear
track: aqui
cotação: T3



video do dia

Este era um dos picos que já estava nos planos há muito tempo, é dos primeiros picos a estar praticável após o Inverno por ser completamente exposto a Sul, o Grand Chavalard(2899m) a norte do rio Rhone e o Pierre Avoi(2473m) a Sul são os faróis que se avistam desde a base do vale, e os quais conseguimos saber logo as condições.
Neste Sábado as previsões meteorológicas não eram as melhores, depois de em uma ocasião termos feito a estrada entre Fully(461m) e l'Erie(1780m) passando por Chiboz, ficamos com a sensação que a estrada era especial, estreita e em vários sítios muito inclinada, desta feita voltamos a confirmar isso, é de facto uma estrada assustadora.
Os restos de uma avalanche impedem de levar o carro até ao parque de estacionamento de L'Erie, de maneira que somos forçados a começar uns 100m abaixo e um km antes.
Seguimos rumo aos Lagos de Fully, pelo mesmo trilho que o deste dia em que percorremos o Tour du Grand Chavalard, este balcão sul do Grand Chavalard é muito bonito e estético, pena o céu estar nublado, um pouco antes de passar no lago inferior de Fully eis que sai o trilho à direita e que ziguezagueia montanha acima em direcção a uma corga evidente, no topo dessa corga atingimos os para-avalanches, o trilho continua sempre bem nítido e passados os para-avalanches chegamos à aresta S/SO, o trilho decorre maioritariamente pelo lado esquerdo da aresta, o trilho é sempre largo, um T3 fácil. Com 2h35m de caminhada chegávamos ao pico, o céu continuava nublado, o que mais impressiona é ver a base do vale ali aos nossos pés, uns bons 2500m abaixo! Existem outra formas de abordar este pico, mas como ainda é princípio de Junho podia ser que apanhássemos neve em partes delicadas, descemos então pelo mesmo caminho a um ritmo mais acelerado terminando este belo percurso com 13km percorridos e 1150m de desnível.
Alguns registos









 a aresta a subir








 base do vale do Rhone



















 os para-avalanches



 a aresta até ao pico










 Lac Sup de Fully e Dent de Morcles

 Grand Chavalard

 Dent de Morcles
 panorama N


 panorama E
 panorama S


 no Grand Chavalard
 Dent Favre
 Grand Muveran
 lac sup de Fully





 Dents du Midi













Sem comentários:

Enviar um comentário