24-06-2017 Nufenenpass-Griespass-Battelmatt-Rif. Citta di Busto-Lago del Sabbione-Rif. Claudio e Bruno-Blinnenhorn-Griesgletscher, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier
ficha técnica:
distância: 26,60km
subida total: 1700m
descida: 1700m
altitude máx: 3374m
altitude min: 2300m
caminhada efectiva: 10h
tipo: circular
track: aqui
cotação: T4 , rando glaciar F

Tempos
nufenenpass- refúgio Claudio e Bruno(2700m) pelo lago sabbioni: 3h40m - 13km
Refúgio Claudio e Bruno- Blinnenhorn(3374m) : 1h35m
Blinnenhorn - griessee : 3h
Griessee- nufenenpass : 1h20m


video do dia


Na sexta-feira fomos dormir ao Nufenenpass, assim ganhámos umas horas de viagem para começar no sábado.
Acordámos às 8 e tomámos o pequeno almoço tranquilamente enquanto preparávamos a mala, crampons, corda, arnês. Às 9 começamos a caminhada, sabíamos que ia ser uma caminhada muito longa e que iríamos acabar tarde.
Partindo do ponto 2303m(Rossbode) seguimos pelo estradão até ao Griessee(2386m), deste ponto continuámos para o Griespass(2479m) onde passamos a fronteira para o lado italiano. Descemos para Battelmatt(2112m), voltamos a subir e desta é de vez, passamos no rifugio citta di busto(2482m), continuamos para o lago del sabbione onde flectimos à direita rumo ao refúgio Claudio e Bruno(2713m), passamos no refúgio com 3h40m de caminhada, paramos na zona para almoçar e calçar as botas de alpinismo.
Aproveitei e perguntei no refúgio pelo estado do glaciar, o guarda disse-me que não havia problema e que o glaciar estava bem coberto o que se veio a confirmar.
Saímos do refúgio Claudio e Bruno em direcção ao refúgio 3a e saímos logo à esquerda(2850m) rumo a um colo entre o Rothorn e o Blinnenhorn, o trilho não está marcado mas é evidente e tem mariolas, uma vez no colo a 3100m vemos finalmente o Blinnenhorn, fica logo ali, vimos um traço no glaciar e pensámos logo que seria por ali que iríamos descer, afinal tínhamos o material todo connosco para caminhar no glaciar.
No colo continuamos pela aresta para Oeste e finalmente para Norte, 1h35m depois de passarmos no refúgio Claudio e Bruno chegávamos ao Blinnenhorn(3374m), um T4 muito fácil tirando a distância, ao todo, desde que começamos precisamos de 5h15m para percorrer os 16km
O tempo estava óptimo, céu parcialmente nublado, ficámos uma meia hora no pico a apreciar o cenário, até onde conseguíamos ver o glaciar estava bem coberto pelo que decidimos ali que o regresso ia ser feito pelo glaciar Gries.
Descemos ao encontro do traço que tínhamos visto no colo, equipámo-nos e demos início à travessia do glaciar, 10 minutos depois apercebemo-nos que o traço não seguia na direcção que queríamos mas sim na direcção do Rothornpass, fomos avançando cuidadosamente pelo lado direito do glaciar, uma hora e meia depois aproximamo-nos do Battelmatthorn, esta é a parte onde convém ir do lado direito, ao centro existem muitas crevasses. Passada esta parte devíamos ter passado para o lado esquerdo do glaciar por volta dos 2600m, quando passámos para o outro lado tínhamos que subir para reencontrar o trilho marcado.
Foi um erro de cálculo que nos fez voltar a subir uns 100/150m, continuámos pelo lado direito e voltámos a passar no Griesspass, o resto do percurso foi pelo mesmo caminho, começámos às 9 e regressámos ao carro às 20h15m, que dia bem preenchido, adoramos!
Vamos aos registos
Bon ap




Griessee
Griesspass

toca a descer



toca a subir


Rif. Citta di Busto







Lago del Sabbione





















Blinnenhorn
Griesgletscher
Blinnenhorn


a aresta que antecede o pico



Blinnenhorn
nós no Blinnenhorn







Griesgletscher







Grimselpass e à direita o glaciar do Rhône






no Griesgletscher
Blinnenhorn






















marmota ao centro

Sem comentários:

Enviar um comentário